Menu de Navegação

Caminho de Navegação

Página que exibe uma única notícia

Palestra sobre a mulher no mercado de trabalho abre atividades da Rede de Acessibilidade

Na tarde de terça-feira (12/3/2019), o auditório da Justiça Federal em Santa Catarina recebeu a psicóloga Walérya Carriço para palestra sobre a mulher no mercado de trabalho. Como mulher negra, Walérya trouxe questionamentos sobre a realidade enfrentada pelas mulheres ao se depararem com o mundo corporativo e a busca constante pelo protagonismo e liderança. A palestra foi transmitida por streaming para as demais sedes.

Formada em psicologia pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), com pós-graduação em psicodrama na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e MBA em Recursos Humanos pela Universidade de São Paulo (USP), Walérya afirmou que “o fato de uma mulher estar presente não significa que ela está incluída”. Ainda apontou dados sobre o mundo corporativo: 38% das mulheres estão na média gerência, 16% estão em cargos executivos e apenas 2% estão em cargos de presidência das empresas, afirmando que elas são invisibilizadas e colocadas como coparticipantes no ambiente de trabalho.

Também fizeram parte da mediação da palestra a diretora do Foro da JFSC, juíza Cláudia Maria Dadico; Luciana de Carvalho, da Superintendência Regional do Trabalho de Santa Catarina; Francis Tourinho, secretária de Ações Afirmativas e Diversidades da UFSC; e Jurema Belli, professora titular da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Com dinâmicas para manter o público envolvido, a psicóloga realizou atividades em grupo para identificação de situações que encorajam, desencorajam ou são toleradas na atividade cotidiana. Surgiram diversos relatos e desabafos do público feminino sobre situações no ambiente de trabalho, que foram discutidos posteriormente.

A palestra “A mulher no mercado de trabalho” foi a primeira das atividades do mês da mulher. Com organização da Rede Colaborativa de Acessibilidade, Inclusão e Direitos Humanos, os eventos abordam assuntos diversos sobre a realidade feminina. Para acessar o calendário completo do mês da mulher, clique aqui.