Menu de Navegação

Caminho de Navegação

Página que exibe uma única notícia

Ajufe entrega menção honrosa a projeto da JFSC, de reinserção de mulheres do regime semiaberto

“Graças à Justiça, que me abriu uma porta, hoje estou recuperada e minha vida é outra”. As palavras são de uma das participantes do projeto de reinserção social de mulheres do regime semiaberto do Presídio Feminino de Florianópolis, desenvolvido pela Justiça Federal em Santa Catarina (JFSC), e foram pronunciadas ontem (1º/4/2019), em Brasília (DF), durante a entrega da menção honrosa do 1º Prêmio Equidade de Gênero no Sistema de Justiça. Conferido pela Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), o prêmio tem o objetivo de reconhecer práticas institucionais bem-sucedidas em matéria de igualdade.

A cerimônia integrou a programação do 3º Seminário Mulheres no Sistema de Justiça: Trajetórias e Desafios, e teve a presença da diretora do Foro da JFSC, juíza federal Claudia Maria Dadico. Segundo a juíza, o projeto pretende “oferecer oportunidades de trabalho que possam diminuir a situação de vulnerabilidade dessas mulheres e suas famílias, diminuindo o processo de estigmatização”. Também compareceram ao ato a diretora da Secretaria Administrativa da Seção Judiciária, Raquel Soares Bugarin Araújo, e do diretor do Núcleo de Documentação (NDoc), Odinei José Kalkmann. O projeto é executado junto ao NDoc, na Justiça Federal da Capital catarinense, onde as internas fazem o trabalho de higienização e digitalização de processos antigos.

Resultado de convênio entre a JFSC e a Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, o projeto está sendo desenvolvido deste agosto de 2018 e emprega atualmente cinco internas. Elas trabalham seis horas por dia, junto ao Núcleo de Documentação da JFSC, e recebem um salário mínimo por mês, com retenção de 25% para o fundo da Penitenciária da Capital. Desde o início, o projeto contemplou nove mulheres, das quais quatro já passaram para o regime aberto. Cerca de 6,7 mil processos, o que corresponde a mais de 3,2 milhões de páginas, foram convertidas para o sistema eletrônico.