Menu de Navegação

Caminho de Navegação

Página que exibe uma única notícia

Palestra sobre segurança no trabalho encerra Mês da Mulher

O último evento do Mês da Mulher teve a auditora fiscal do trabalho Luciana Xavier Sans de Carvalho como palestrante e abordou o tema “Mulheres — saúde e segurança no trabalho”. A palestra ocorreu na tarde de ontem (11/4/2019) no auditório da Justiça Federal em Santa Catarina, em Florianópolis, e foi transmitida para as sedes do interior. O evento foi coordenado pela diretora do Foro da JFSC, juíza federal Claudia Maria Dadico.

Luciana baseou sua apresentação em dados retirados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), mostrando que o salário médio do homem é maior e há menos mulheres no mercado formal, por mais que elas tenham maior formação acadêmica que os homens. Informou que a mulher tem menor remuneração média em todos os estados, com exceção do Distrito Federal – em que recebem quarenta e cinco reais a mais.

Conforme os dados, há um alto número de mulheres em cargos que sejam associados ao cuidado, como, por exemplo, a área da limpeza e conservação, saúde e educação. Segundo a auditora, isso se dá pelo estereótipo criado sobre mulheres, que são vistas frequentemente ligadas à ternura e carinho.

Luciana ainda abordou acidentes de trabalho e citou que muitas vezes os empregadores não garantem equipamentos que certifiquem a segurança do empregado. E, quando há, são desconfortáveis. Segundo ela, para a prevenção de acidentes é necessário alterar a organização do trabalho, para que seja adequada às condições do trabalhador.

O Mês da Mulher se encerrou nesta semana, e contou com eventos ao longo do mês de março de 2019. Teve organização da Rede Colaborativa de Acessibilidade, Inclusão e Direitos Humanos, com apoio e realização da Justiça Federal de Santa Catarina, Defensoria Pública da União, Ministério Público do Trabalho, Ministério Público Federal, Polícia Federal, Tribunal Regional do Trabalho, Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade do Estado de Santa Catarina.

Reportagem: Giovanna Pacheco (estagiária da Secom). Edição: Jairo Cardoso.