Menu de Navegação

Caminho de Navegação

Página que exibe uma única notícia

Estudantes de ensino fundamental e médio conhecem a Justiça Federal em Florianópolis

Estudantes de ensino fundamental (9º período) e médio do Centro Educacional Marista Lucia Mayvone, da comunidade de Monte Serrat, visitaram hoje (13/6/2019) a sede da Justiça Federal em Santa Catarina, em Florianópolis. O grupo foi recebido pela diretora do Foro da Seção Judiciária, juíza federal Claudia Maria Dadico, e conheceu unidades judiciárias e administrativas, participando de diversas atividades.

A programação começou no auditório, onde conversaram com a diretora e receberam informações sobre a instituição. A seguir, passaram pelo Centro de Memória da JFSC, a Sala de Sessões das Turmas Recursais, a Central de Conciliação e Perícias e as 7ª e 8ª varas federais.

Os alunos puderam assistir a uma audiência previdenciária e participar de uma simulação de audiência criminal. Esta última teve a demonstração de um depoimento tomado por videoconferência, organizado pelo Núcleo de Apoio Judiciário. Os papéis foram desempenhados pelos próprios estudantes.

Segundo a diretora do Foro, juíza Claudia Dadico, a visita “teve por objetivo estimular o exercício da cidadania, mostrando os serviços que a Justiça Federal disponibiliza, e também servir de inspiração para futuras carreiras”.

Para a assistente social Kátia Madeira, que acompanhou o grupo, a atividade serviu para “determinar a dimensão da realidade vivida por eles”. Ela citou, por exemplo, que um dos alunos lembrou que sua avó havia passado por situação semelhante à observada durante a audiência previdenciária. O grupo ainda teve o acompanhamento do educador social Pedro Henrique Amado.